quarta-feira, 22 de outubro de 2008





Frans Krajcberg nasceu em Kozienice na Polônia no ano de 1921. Na universidade de Leningrado estuda artes e engenharia, torna-se oficial do exercito polonês de 1941 a 1945 durante a II Guerra Mundial. Após a guerra ingressa na Academia de Belas Artes de Stuttgart na Alemanha.




Cronologia


1921 – Nasceu em Kozienice, Polônia. 1948 – Transfere-se para o Brasil, fixando-se seguidamente em São Paulo, Paraná e Rio de


Janeiro.


1951 – Exposição Individual.


1957 – Ganha o Premio de melhor pintor nacional na IV Bienal de São Paulo.


1958 – Passa a residir alternadamente em Ibiza e Paris com retornos periódicos a Minas Gerais e ao Rio De Janeiro.


1961 – Mostra “O Relevo” (Paris).1962 - Mostra “O Relevo” (Paris).


1964 – Na XXXII Bienal de Veneza recebe o premio Cidade de Veneza.


1966 – Sala especial na I Bienal Nacional de Artes Plásticas (Salvador).


1972 – Panorama de Arte Brasileira (São Paulo).




4 comentários:

Camila Almeida, Luísa Saad e Patrícia Alarcão disse...

O blog está muito legal,pois tem tudo que precisamos saber sobre o artista de uma maneira direta e não cansativa

Arte e Folclore disse...

Gostei de ter colocado o texto dividido em épocas, foi diferente! O blog está ótimo, completo e objetivo.

Raimundo Carvalho disse...

KRAJCBERG É, PARA MIM, O MAIOR ARTISTA DA NOSSA CONTEMPORANEIDADE. COM ELE EU ME SINTO IRMÃO.. SINTO A MESMA DOR DELE QUANDO VEJO A NOSSA CAATINGA SENDO DIZIMADA AQUI NO SERTÃO DO SISAL BAIANO COMO SE ELA FOSSE UM NADA NO PLANETA.. SOU ARTISTA PLÁSTICO QUE SOU... E O MEU MAIOR DESEJO É O DE CONHECÊ-LO PESSOALMENTE UMA LONGA CONVERSA..UM DIA ISSO SERÁ POSSÍVEL COM CERTEZA...E EU ME REALIZAREI COMO SER HUMANO, COMO GENTE E COMO ARTISTA PLÁSTICO QUE SOU...RAIMUNDO CARVALHO

Raimundo Carvalho disse...

COMO FAÇO PRA CONHECER FRANS? COMO FAÇO PARA TER UMA OBRA DELE? RAIMUNDO CARVALHO